sábado, 18 de abril de 2009

Tratar bem quem me quer bem.

Meu pai acordou de mal com a vida. Há uns dias ele anda assim, "rasgando" por tudo, brigando sem razão e me culpando por tudo que está errado. O cômico é que o lado da corda mais fraco sempre estoura, e sempre estoura para o meu lado. Com a minha mãe ele nunca aumenta o tom, com a minha irmã ele nem tem coragem de discutir (talvez por ela ser bocuda, não ter medo de falar e por, ás vezes, o "respeito" sair do seu dicionário) e com os clientes todos, ele é a melhor pessoa e mais compreensiva do mundo.
Eu sempre fui a boa filha e isso qualquer um de fora vê. Prefiro chorar ao gritar um "a" que seja com meu pai, e claro, como dizem: "os bonzinhos sempre se fodem". Lembro dele sempre me culpar quando brigava com a minha mãe, e eu era tão pequena que nem nos olhos dele eu conseguir olhar. Lembro da pior surra que já teve em casa (várias chineladas n°41, em mim, claro). Lembro de ser sempre a errada, a gordinha, a mentirosa, a que não estudavae de nenhum almoço, ovo de páscoa, café da manhã, presente ou cama arrumada, mudar isso. A única música que eu gravei em homenagem a alguém foi "Pai", do Fábio Jr., para meu pai, lógico. Mas toda essa falta de reconhecimento não apagam o orgulho que sinto por tê-lo como pai. É ele que eu sempre elogio para todos, o seu caráter, sua determinação e profissionalismo. É ele que eu queria ser quando crescer, talvez um pouco mais chorosa, sensível e carinhosa.
Este post não é para cobrar nada de um pai porque sei que ele já dá muito à mim.
É só porque vendo a situação dessa maneira (depois de receber uns xingos do 'velho' porque eu ORGANIZEI o computador dele e assim deletei um monte de coisa (deletei nada, tá tudo lá, em pastinhas com nomes e tudo.. =/)), eu parei pra pensar: não é engraçado? Quanto mais intimidade agente tem com as pessoas, pior as tratamos, enquanto, imagino eu, deveria ser o contrário.
E daí fiquei avaliando minha fase de vida atual (sim, porque o passado é passado e supõe-se que a tendência seja sempre melhorar). Eu não participo dessa regra. Apesar de alguns insistirem que não sou carinhosa, as pessoas que amo, quero sempre perto, divido todo amor que há em mim com elas e dou todo carinho. Mas só com as pessoas que realmente amo e são importantes porque aprendi que meu maior tesouro é meu amor e não posso desperdiçá-lo por aí. Os outros trato bem apenas. Porque acredito que seja como uma amiga diz " eu não gosto de quem não amo" e ponto. É oito ou oitenta. Com esse novo pacto de "SENTIR" é preciso ser assim, extremista. E então por que tratar mal essas pessoas que só te dão amor? Eu trato bem, mesmo que não seja recíproco. Um dia, naquele filme que agente vê depois que morre, talvez elas percebam isso. Talvez seja tarde demais.. Ou só o início.

" Você pode até dizer que eu tô por fora,
ou então que eu tô inventando.
Mas é você que é mal passado e que não vê,
que os jovens sempre veem."

( "Como nossos pais" - Elis Regina)

Um comentário:

  1. Quando a gente cresce começamos a avaliar nossos pais como são: seres humanos. Eles nao sao perfeitos e no entanto, podes ter certeza que sao as UNICAS pessoas que estariam do teu lado independente de qualquer coisa.
    E por aprender a julgar as pessoas - coisa que os pais mesmo nos ensinaram a fazer - a gente ve que apesar de toda bondade eles tambem são capazes de nos ferir como ninguem, porque a gente nao espera que eles nos firam. Mas temos que lembrar que eles tambem precisam de nós, e talvez isso seja a pior coisa, quando a gte cresce a gte começa a tomar conta de quem só nos ajudava... e entende-los e tentar ajudar nas suas crises pessoais e profissionais começa a fazer parte da nossa rotina.
    Mas a gente é tão imaturo pra fazer isso ne??? ninguem que a gte ama devia precisar tanto da gente não eh??? É a vida.
    As vezes me sinto em falta por este doar-se tambem pra quem nos amamos..sempre achamos que quem amamos vai entender melhor do que aquele ali que acabamos de conhecer...e é algo que me cobro todos os dias. Parabens por ja ter enxergado isso amore. (e me sinto taooo privilegiada de ser uma dessas pessoas)
    E de resto..tudo se acerta. Pode ter certeza que la no final, quando seus pais estiverem velhinhos voce vai entender o porque de tudo! A vida é sempre surpreendente e nada é em vão. E se achas que teu pai nao pega tanto no pé da tua irmã quando de ti, saiba que ele sabe da tua força e talvez nao confie tanto na dela, pode parecer injusto, mas o amor é as vezes assim, e ele te ama mais do que qualquer outra pessoa!

    "Uma das piores coisas que você pode sentir é a sensação de ver alguém de quem você sempre dependeu, dependendo de você..." (Anos Incriveis)

    ResponderExcluir